19 de novembro de 2008

Não existe almoço grátis, mas estacionamento grátis...

Circula pela Internet uma mensagem que diz, em resumo, o seguinte:

Lei Gratuidade de Estacionamento - Lei nº 1209/2004-DF
Se você gastar 10 vezes o valor do estacionamento no shopping, o estacionamento tem que ser gratuito.

Aparentemente, a lei existe, mas há uma liminar do STJ que suspende seus efeitos. Felizmente.

Afinal, por que o Governo deveria regular o preço de uma transação estritamente privada entre o dono do automóvel e o administrador do estacionamento? Há alguma falha de mercado que justifique a interferência estatal?

O que tem a ver o administrador do estacionamento -- que via de regra não é a mesma empresa que administra o shopping, e tenho certeza de que não é a mesma loja que vende para o cliente -- com o fato de que alguém comprou zero, 3x ou 10x o valor do estacionamento?

As lojas têm todo direito de isentar o cliente de seu estacionamento, como algumas de fato fazem. E a administração do shopping também pode estabelecer essa política, se for de sua preferência. Não entendo qual a motivação da Lei, a não ser o "populismo de elite".

Se o consumidor for ao shopping de metrô, ônibus, táxi, bicicleta ou a pé, como fica o desconto? Por que oferecer desconto apenas ao sujeito que já tem renda suficiente para andar de carro e fazer uma compra de mais de R$ 40 ou R$ 45 em um dia?

11 de novembro de 2008

Propaganda de motos dentro do ônibus (!)

Outro dia eu estava no ônibus aqui em Brasília quando vejo, na parte traseira interna, um anúncio dizendo: "Compre sua moto em 48x".

Essa pra mim é novidade. Eu queria saber em que outro ramo de negócios o empresário faz ou deixa que façam propaganda de seu concorrente.

Em todo lugar são comuns busdoors com propagandas de automóveis ou serviços relacionados. Aparentemente, o público-alvo disso não são os usuários do transporte coletivo, mas os motoristas presos no congestionamento. O que é questionável, já que quem está no ponto de ônibus também fica exposto aos anúncios enquanto espera sua linha, mas tudo bem.

Agora, "compre uma moto" dentro do ônibus é no mínimo um contra-senso. Mesmo porque o valor das parcelas acaba sendo tentador para quem paga R$ 6,00 por dia para se deslocar.

4 de novembro de 2008

SP: Trem do Aeroporto voltará -- por R$ 28!

Prefeitura, Governo do Estado e União estão juntando esforços para que o Trem do Aeroporto saia do papel.

A passagem custará o mesmo preço do ônibus executivo -- R$ 28. Ou seja, assim como o ônibus, ele será feito para que não conhece o sistema de transporte da cidade.

Alguns deve estar se perguntando: Trem do Aeroporto voltará? Quando foi que ele existiu um dia?

É chocante, mas um dia já houve trilhos saindo do Parque Pedro II até as proximidades do Aeroporto de Guarulhos -- que era, então, apenas uma Base Aérea militar.

Como o Brasil é um país sem visão de futuro, em 1965 o Regime Militar resolveu "erradicar" ramais ferroviários como se eles fossem algum tipo de doença. Foi aí que essa linha -- que se chamava Trem da Cantareira -- virou asfalto.

Tanto o transporte ferroviário era necessário na região que uma década mais tarde foi reconstruído um trecho da linha -- entre Luz e Tucuruvi -- mas dessa vez no subsolo. E hoje, 40 anos depois, fala-se em fazer estação em Guarulhos, para ligar ao Brás e aí à Luz.

Para quem quiser saber mais dessa história, visite a página da estação original que ainda está lá, dentro da Base Aérea.

Em tempo, com R$ 28 alguém pagaria 37 passagens desse trem -- em dinheiro de hoje, a tarifa custava R$ 0,75.