29 de julho de 2009

Carta aberta à Ouvidoria do DER/DF

Prezada Ouvidora do DER/DF
Sra. Cátia Cilene

Recentemente, foi divulgado pela mídia local o projeto deste Departamento para requalificação do Trevo de Triagem Norte. Trata-se de um lindo projeto de Engenharia Rodoviária, mas uma intervenção ruim do ponto de vista urbanístico.

Como V.Sa. sabe, existe uma tendência atual, em especial nos países desenvolvidos, de procurar minimizar rupturas no tecido urbano causadas por grandes rodovias. Infelizmente, ainda não constatamos esta preocupação no projeto que foi divulgado.

Da maneira como está desenhado o novo trevo, um pedestre ou ciclista não consegue atravessá-lo, nem no sentido leste-oeste (do Setor Hospitalar para a SQN 216), nem no sentido norte-sul (do Plano para o Lago Norte), sem cruzar com intensos fluxos de veículos, arriscando sua vida.

Imagens de satélite da região disponíveis na Internet mostram claramente trilhas (caminhos improvisados) cortando a área em ambos os sentidos. Uma visita em campo também revelará que fluxos de pessoas não motorizadas ali são significativos. Há paradas de ônibus, oficiais e extraoficiais, de um lado e do outro do eixo. Ciclistas do Lago Norte atravessam a ponte para pedalar no Eixão aos domingos. Moradores do Varjão caminham diariamente até o final da Asa Norte para trabalhar.

Por isso, venho solicitar ao DER/DF que inclua passagens para pedestres e ciclistas na reforma do trevo. Faço-o através desta Carta Aberta, que divulgo aos meios de comunicação. Agradeço desde já a atenção de todos para esta importante questão.

Atenciosamente,
Rodrigo Ribeiro Novaes
Engenheiro e Gestor Governamental

Atualização:
Segue a resposta da ouvidora.

Prezado Senhor,

Em atenção ao email datado de 29-07-2009, o Diretor-Geral informa que serão inclusos passagens para pedestres e ciclistas no projeto de construção do Trevo de Triagem Norte.

Att.
Cátia Cilene
Ouvidora

Um comentário:

Anônimo disse...

Este não é um comentário é de fato um assunto que vai causar muitos problemas para o Sr. governador José Roberto Arruda, que por falta de boa indole, derrocou sua vida politica, esta mergulhado em escandalos, o contrato de manuteção do Metrô com as empressa Simens Ltda e Srveng Civilsan, tem grandes irregularidades, o presidente da Simens Adilson Primo é Amigo pessol do governador José Roberto Arruda, a manutenção e realizada a contento o valor do contrato é exorbitante, este contrato vai ser envestigado, a denuncia já foi oferecida