18 de julho de 2009

Metrô x Esplanada: a integração que não deu certo

Há algum tempo, nesse post aqui, eu sugeri que os ônibus que vão para a Esplanada parassem mais próximos ao metrô na Rodoviária do Plano Piloto. Como, ainda bem, eu não sou a única pessoa que tem boas ideias, assim que começou a funcionar a integração tarifária, as linhas foram colocadas em frente à saída do metrô.

Já diz o ditado: de boas ideias o inferno está cheio. Nessa semana, as linhas integradas da TCB voltaram para o extremo oposto da Rodoviária. Motivos: o acesso do Eixo Monumental à Rodoviária é mais fácil por aquele lado e a plataforma perto do metrô vive congestionada com a saída dos ônibus de mais duas plataformas atrás dela.

Eu podia fazer o papel de blogueiro chato, e dizer que tem que ter faixa exclusiva, tem que otimizar o uso da Rodoviária e não colocar o pobre usuário para atravessar a pé o terminal. Mas eu sei o quanto essas soluções são difíceis em curto prazo. Acho que valeu a tentativa. Não deu agora, mas mostra uma boa possibilidade no futuro.

Nenhum comentário: