29 de maio de 2009

Obras nas vias do DF não resolverão congestionamento

Ontem o Correio Braziliense, jornal de maior circulação em Brasília, trazia a notícia de que "obras não resolverão o trânsito".

O que acontece é muito simples: mais vias atraem mais empreendimentos imobiliários que atraem mais carros. Menos trânsito diminui o custo de dirigir o automóvel enquanto a passagem do transporte coletivo continua igual, provocando mudança do comportamento mesmo dos moradores antigos das regiões de influência da obra.

No Rio, por exemplo, a construção da Linha Amarela desafogou o trânsito por alguns meses, mas menos de dois anos após sua inauguração, já estava em obras de expansão novamente.

Parece que finalmente Brasília está se dando conta de que não haverá mais para onde expandir seu sistema viário, realidade que vemos no Rio, em SP, em BH. Vamos ver se, a partir dessa consciência, conseguimos entrar em uma trajetória de mudança, com transporte público melhor e mais barato, mais calçadas e mais ciclovias.

28 de maio de 2009

Táxi em Brasília ficará mais (!) caro

Quem anda de táxi em Brasília como eu sabe que pode se preparar pra botar a mão no bolso quando precisa de um. E agora vai desembolsar mais ainda, com o aumento de até 28,5%.

O valor por km não chegava a ser caro (também não era barato), mas a geografia urbana faz com que precisemos percorrer distâncias longas. Uma corrida do final de uma Asa* até a Zona Central dá 10 km. No RJ, isso equivale a ir do Largo da Carioca à Lagoa; em SP, da Sé a Congonhas.

Para tornar o táxi mais acessível por aqui, algumas empresas dão 30% de desconto para quem chama o veículo pelo telefone. Embora o GDF tenha tentado proibir isso (lobby, alguém?), ainda é possível achar o serviço mais barato.

No preço normal, uma corrida de 10 km na bandeira 1, sem muito trânsito, passará de R$ 18,00 para R$ 22,00.

Diz ainda a página da Secretaria de Transportes:
Será construída uma nova base para os taxistas. A Infraero vai destinar um lote de 20.000 m² para a instalação de um novo ponto de apoio.

Tradução: em vez de resolver o problema de transporte do aeroporto, o GDF quer oficializar as filas de 12 horas em que os taxistas ficam. E 20 mil m²? Haja táxi para esperar!

Mas o pior é esse trecho do Correio Braziliense:
Para Maria do Bonfim, presidente do Sindicato dos Taxistas, as mudanças vieram em boa hora. Em especial a que diz respeito ao reajuste das tarifas. “Ainda não é o ideal(...)"

Não é o ideal? Será que ela já ouviu falar no conceito de elasticidade-preço? Quanto mais caro o táxi fica, menos as pessoas vão andar nele...

Tabela com os novos valores publicada pela Secretaria de Transportes:


Tarifa Antiga

Nova Tarifa

Bandeira 1

R$ 1,40

R$ 1,80

Bandeira 2

R$ 2,10

R$ 2,18

Bandeirada

R$ 3,30

R$ 3,30

Hora parada

R$ 18,00

R$ 20,00



* As Asas Sul e Norte, em Brasília, são os bairros nobres vizinhos ao centro.

19 de maio de 2009

O papel da velocidade

Na revista Época desta semana, a página 52 traz uma reportagem sobre o deputado Carli Filho, que assassinou duas pessoas dirigindo um carro de luxo em altíssima velocidade, bêbado e com uma CNH que deveria estar suspensa. Bem, eu não vou ficar aqui chutando cachorro morto, dizendo que isso é um absurdo e que pessoas assim têm que ficar atrás das grades.

O que me chamou a atenção é que não só toda a revista é recheada com anúncios de automóveis, como na página 51 - no verso da página que fala sobre os tais assassinatos - há um anúncio parabenizando os pilotos de uma certa corrida por terem sido os mais rápidos na categoria.

Afinal, velocidade é uma coisa boa, ou ruim? Os americanos costumam dizer: "the speed that thrills is the same that kills". Traduzindo: a velocidade que dá emoção (prazer) é a mesma que mata.

Em um país como o Brasil, onde a cidadania ainda tem que caminhar muito, a ênfase tem que estar no risco que a velocidade representa para nossos pedestres, nossas crianças, nossos idosos. Com todo respeito ao esporte - se é que operar uma máquina pode ser realmente considerado esporte -, dirigir rápido jamais poderia estar ligado a poder, sucesso e fama.

É de muito mau gosto parabenizar pilotos por essa conduta na mesma semana em que duas pessoas tiveram uma morte tão trágica e cruel.