29 de agosto de 2009

Armadilhas do carro nas finanças pessoais (1)

Fui provocado a escrever mais mensagens sobre finanças pessoais. Acho que a Internet já tem excelentes sítios sobre o assunto, inclusive em português e destinados a leitores brasileiros. Primeiro vou dar um pontapé inicial para quem se sente meio perdido por aí. Afinal, coisas simples muitas vezes só se tornam simples depois de explicadas.

A Regra de Ouro das finanças pessoais é tão simples que dá pra escrever de várias formas:
- Você não pode gastar mais do que ganha.
- Tem que entrar mais dinheiro na sua conta do que o que sai dela.
- Suas despesas precisam ser menores que suas receitas.

Decorre daí que você precisa saber quanto ganha e quanto gasta, o que é fácil, mas requer que você faça um orçamento. O que não é um bicho de sete cabeças -- é simplesmente fazer uma memória que diz de onde vem e para onde vai seu dinheiro. Depois, você pode partir daí para começar a fazer previsões e planos para o futuro.

Automóvel é um bem que vai tornar o seu orçamento bem mais complicado. Envolve despesas anuais e mensais, fixas e variáveis, previsíveis e imprevisíveis. Por isso, você pode cair em algumas armadilhas.

Na verdade, toda a cadeia de produção do automóvel é feita para dar a impressão de que é tudo simples, e que se a compra cabe no seu bolso, então tudo bem. Infelizmente, não é bem assim. Nos próximos posts vou esclarecer alguns erros básicos envolvendo automóvel e orçamento.

Nenhum comentário: